Sunday, November 12, 2006

Coagulantes e Anticoagulantes.

Acordo nesta bela manhã de Domingo, com o sol brilhante na janela do meu quarto, e como de costume, vou verificar meus e-mails, recados no Orkut, etc. E encontrei o seguinte recado no Orkut:

" Oi, td bem? Vc naum me conhece, mas eu tava precisando de uma ajuda de alunos q fazem farmacia pq ja estou entrando em desespero. Preciso fazer um trabalho sobre coagulantes e anticoagulantes... falar o conceito, mecanismo de ação, reaçoes adversas, uso clinico e terapeutico, os tipo de fármacos, contra indicacoes. Ja cansei de procurar... bjo "

Bem... como estava precisando atualizar e divulgar este Blog, resolvi criar um Post tentando responder a pergunta acima. Portanto não se desespere!!! Vou tentar te ajudar com alguma coisa. Mas convenhamos... coagulantes a anticoagulantes não é um tema muito difícil de se achar. De qualquer forma, vamos lá:


Procurei alguma coisa no livro do Rang (RANG, H. P.; DALE, M. M.; RITTER, J. M. Farmacologia 4ed, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2001 - existe a 5ed., que é melhor editado, colorido, bem claro como a edição em Saxônica, em português, mas esta edição é da Editora Elsevier Internacional) um ótimo livro de farmacologia, especialmente para consultas rápidas. Salvou minha vida várias vezes. Aliás, aconselho a comprar este livro pois ele é, definitivamente, muito útil.

Bem... na 4ªed exite um capítulo que trata exclusivamente sobre "Hemostasia e Trombose" (Cap 17, p. 225-269). É um capítulo pequeno mas muito ilustrativo. Lá você vai descobrir que, entre os coagulantes, existe basicamente só a Vitamina K. Ela atua diretamente na cascata de enzimas do sangue que promove a coagulação. Neste caso, ela é o mais importante cofator do processo.

Entre os anticoagulantes, os principais são a varfarina e a heparina. A Varfarina é um anticoagulante oral, antagonista da vitamina K. A varfarina vai atuar impedindo a redução da Vitamina K, inibindo a vitamina K redutase. Assim, sem esta enzima ativa, não ocorre nenhum processo de coagulação.

Já a heparina é um anticoagulante injetável. Aliás, ela não poderia ser aplicada de outra forma, já que ela é um polissacarídeo!!! Oras... qualquer polissacarídeo em contato com o TGI acaba sendo hidrolizado e gera sacarídeos com menores unidades (monossacarídeos e dissacarídeos por exemplo)! O mais interessante da heparina, é ocorrência natural dela no nosso organismo. Ou seja, existem heparinas endógenas no nosso organismo. O centro de ação da heparina se dá na ativação da enzima antitrombina III. Esta última, por sua vez, inibe uma série de enzimas da cadeia de coagulação, e com isso, a formação de coágulo é cessada.

É claro, que somente que estou descrevendo por aqui não é suficiente para um trabalho sobre o assunto. Explicar como funciona a cadeia enzimática de coagulação, assim como mencionar antiagregantes plaquetários, como os antiinflamatórios não estereoidais não seletivos para a COX-2 seria bem interessante. Bem... na maior parte dos casos, os inibidores seletivos de COX-2 não geram hemorragias, mas já ouvi falar de casos de pessoas usando um inibidor seletivo se COX-2 como o lumiracoxib e acabar com problemas sérios se hemorragia.

Assim, para completar este trabalho, eu te aconselho a procurar informações em alguns outros livros, de Fisiologia, Patologia ou ainda livros mais complexos de farmacologia, como o Goodman & Gilman.

Espero ter ajudado em algo.

Até a próxima.

Monday, November 06, 2006

Organic Chemistry Portal


Montados por Alemães (mas infelizmente não sei identificar quem exatamente) este sítio é especializado em química orgânica, com destaque à síntese orgânica.

Um dos pontos mais interessantes deste sítio é a página de reações (Reactions). Possui uma lista de mais de 150 reações separadas por nomes. Todas bem explicadas. Exemplo é a reação de Sharpless mostrada abaixo (no site existe a explicação do complexo formado entre o Ti(OiPr)4 e os o hidroperóxido de t-butila e o álcool alílico).
Além disso, ainda na secção de reações existem abordagens sobre grupos protetores e ainda sobre reações em microondas. Além disso, existem outros "brinquedos", como um programinha em Java que ajuda a predizer se uma molécula tem ou não potencial para atividade como droga/farmaco (mas não acredito muito nesta ferramenta). Outra ferramenta interessante faz procura de compostos químicos disponíveis no mercado.

É realmente um portal para Síntese Orgânica. Existem várias coisas interessantes sobre o assunto por lá. Muito interessante.

Sunday, November 05, 2006

Filmes sobre microorganismos


O mesmo John L. Giannini mencionado no tópico anterior, criou outra página. Porém, esta nova página é relacionada com microbiologia. Aqui, Giannini dá destaque aos movimentos de protozoários, como o movimento por pseudópodes (como o da Amoeba proteus mostrada na imagem deste tópicos) além dos movimentos ciliar e flagelado de outros protozoários.

Também é interessante, porém o acesso a esta página é mais difícil (quando comparado às animações de Fisiologia e Bioquímica), pois estes arquivos de filmes são relativamente grandes.

Animações em Fisiologia e Bioquímica



Ao montar uma aula sobre transporte por membranas, descobri um sítio muito interessante:

Montado por John L.Giannini, o site mostra animações sobre processos bioquímicos e fisiológicos. É muito intressante. Entre as animações, podemos encontrar animações sobre transporte de membrana, divisão celular, transporte atravéz de membranas, comportamento de carboidratos em água, organizão primária, secundária terceária e quaternária de proteínas, entre outros.

A imagem mostrada neste tópico é um exemplo. Ela foi tirada de uma animação de uma bomba de Na+, K+ ATPase.

O site é escrito em Inglês.

Muito interessante. Vale uma visita.

Friday, November 03, 2006

Atividade Física é o melhor dos Remédios

"Com coisas simples como caminhar ou correr, as chances de morrer de infarto do miocárdio diminuem em 54%, de derrame cerebral, 50%, e de câncer, 37%", é o que garante o Dr. Víctor Matsudo, ortopedista especialista em atividade física. Ele afirma também que o sedentarismo mata mais que a obsidade.

Cliquem aqui para saber mais sobre o assunto.

Começando um Blog

Bem... após passar um bom tempo pela net mexendo com inutilidades, resolvi criar um blog profissional. Assim, como sou farmacêutico e trabalho com farmácia, química e saúde, resolvi postar o que acho interessante sobre o assunto.

Bem vindos ao Farmácia, Química e Saúde.