Monday, March 30, 2009

Testes de diabetes Tipo 2

Acabei de ler por e-mail, uma notícia sobre um grupo Inglês da Universiade de Nottingham que desenvolveu um teste on-line para verificar a tendência de uma pessoa a desenvolver diabetes tipo 2. Acabei achando 2 testes. O teste da notícia, e o teste da "American Diabetes Association".

O teste de Notthingham é mais sisudo, mas é um pouco mais detalhado, além de ter uma base de dados bem segura. Para acessar ele, clique aqui.

O teste da "American Diabetes Association" é este:




Eu fiz os testes. Meus resultados foram bons. Vamos ver dentro de uns 10 anos como serão estes resultados.

Abraços!

Friday, March 20, 2009

Produção de Comprimidos

Temos abaixo dois vídeos ilustrativos sobre produção de comprimidos.

No primeiro vídeo podemos ver uma máquina de compressão simples, com apenas um punção. É possível identificar a câmara de compressão (de onde saem os comprimidos já prontos) e também podemos verificar a presença de um pequeno funil de alimentação ao lado esquerdo da câmara de compressão. Podemos ver que o raspador (que tira o comprimido ejetado da câmara de compressão) também trabalha preenchendo a câmara de compressão.

Para o primeiro vídeo, clique aqui.

Já o segundo vídeo mostra a linha de produção de um comprimido. Na primeira cena, é mostrado um granulador, em seguida um misturador tipo tambor. É claro que, antes da formação de grânulo, os pós passam pelo misturador. Após mostra a secagem, onde provavelmente foi usado o método de granulação via úmida. A próxima etapa é a compressão, em uma de punção circular, que oferece uma quantidade muito maior de comprimidos em um período menor. Ele poderia parar aqui, mas o vídeo vai além: mostra também o processo de revestimento (em uma máquina semelhante a uma betoneira cheia de comprimidos). Ainda temos o processo de seleção visual (para retirar comprimidos visualmente defeituosos) e por fim a embalagem dos comprimidos, que pela imagem parecem mais com drágeas do que com comprimidos simples.

Wednesday, March 18, 2009

Misturador em V

O tema destes dois vídeos é o misturador em V, muito utilizado na indústria química, farmacêutica e alimentícia para a mistura de pós.

Sem dar muita atenção a narrativa do homem deste primeiro vídeo, temos uma ilustração de um misturador em V sendo utilizado (no segundo plano do vídeo, ao fundo, no canto superior esquerdo).



O segundo vídeo trata da dinâmica de dois pós dentro de um misturador em V. Reparem que lentamente os pós vermelho e azul se misturam, e que a cada volta a mistura se torna maior. Em pouco mais de 30 segundos e 7 voltas, menos de 20% dos pós se misturaram. É visível que quanto mais tempo o misturador em V funciona, mais homogênea é a mistura das partículas dos pós.