Wednesday, May 20, 2009

Ministério da Saúde e a Gripe por Influenza A H1N1

O Ministério da Saúde Brasileiro criou um grupo para controlar boatos sobre a nova gripe. Além disso outras atitudes foram tomadas, como a criação de um canal no YouTube e um canal no Twitter.

O segue abaixo o único filme postado no YouTube até agora. Não é um primor de vídeo, mas é bem instrutivo, destacando o Ministro Temporão explicando as atitudes (já conhecidas) do Ministério da Saúde. Além disso, no discurso ele menciona o "HotSite" da Influenza A.



Existe também um prefil no Orkut, mas este ainda não procurei.

Particularmente tenho minhas dúvidas se este virus é tão letal quanto imaginado. Segundo a OMS, de 10243 casos confirmados em todo o mundo ocorreram 80 mortes até então, o que significa 0,78% de mortos entre os infectados. Mas de qualquer forma é melhor prevenir. Afinal, com o tratamento intensivo que acontece com esta gripe, não me arrisco a dizer que a Influenza A é mesmo pouco letal ou se a periculosidade destes casos foi diminuída graças ao tratamento dispensado a estes pacientes. Além do mais, não sou especialista no assunto. Aliás... seria muito interessante saber a opinião de um especialista.

Para mais informações, acesse aqui.

Saturday, May 09, 2009

Como fazer uma Monografia

Este "post" é um pouco fora do tema geral deste Blog, mas como estruturar uma monografia é um problema constante.

Este é um tutorial do site Universia. Está bem feito e é uma ótima referência rápida. Existem explicações de formatos de página, ordem das páginas e outros. Na minha primeira vista não encontrei a regra que diz para usar fonte "Arial 12" e espaçamento de uma linha e meia... Mas isso a maior parte das pessoas já sabem.

É claro que este tutorial não explica sobre o conteúdo, mas é ótimo para cofirmar a ordem que as discussões do trabalho devem ser apresentadas. Mas é válido lembrar que devemos considerar a tradição das áreas, onde a ordem dos trabalhos de conteúdo biológico e os artigos de conteúdo químico possuem seus conteúdos organizados de forma diferente.

Clique aqui para o Tutorial sobre "Como fazer sua monografia."

Até a próxima!