Saturday, April 02, 2011

Animações sobre o cérebro e o uso de drogas - Cocaína e Crack parte 1

Em mais uma postagem sobre a ação de drogas sobre o Sistema Nervoso Central, vamos falar agora sobre a Cocaína. Vamos falar primeiro sobre a droga ("princípio ativo"), algumas questões que ela apresenta em suas várias formas de apresentação e depois podemos mencionar as diferenças destas formas de apresentação.

Inicialmente, a molécula de cocaína (figura 01), um alcaloide do tipo tropânico (ou seja, possui o anel marcado em vermelho na figura 01), e é extraído principalmente das folhas da planta Erythroxylum coca. Esta planta possui concentração máxima de 1% de cocaína em suas folhas (na verdade, o teor de cocaína na planta varia entre 0,1 e 0,9%, mas vamos usar 1% para facilitar alguns cálculos). Sendo assim, é necessário, no mínimo 100kg de folhas de cocaína para se conseguir 1 kg de cocaína pura, em um processo muito eficiente e delicado para extração de alcaloides . É claro que este tipo de processo não é adotado por traficantes, e sendo assim, provavelmente é necessário muito mais que 100kg de folhas para se conseguir 1kg de pasta base de cocaína. Agora, considerando que eu peso 90kg, podemos pensar que seria duas vezes o meu peso (ou bem mais que isso) em folhas de E. coca para se extrair 1kg de pasta base.

À partir da pasta base, são preparadas as formas de apresentação da droga, em especial o pó de cocaína e o crack. A comparação mais interessante é entre os efeitos da cocaína em pó e o crack. Estas duas formas de apresentação possuem efeitos farmacocinéticos diferentes, e por sua vez, geram resultados farmacológicos um pouco diferentes. Como esta comparação farmacocinética é um pouco extensa,  a parte 2 desta postagem conterá esta comparação.

Porém, a farmacodinâmica das duas formas farmacêuticas é a mesma,  afinal de contas, apresentam o mesmo "princípio ativo", e está apresentada na animação abaixo: 






Para o endereço original da animação, clique aqui. Os créditos desta animação são de: Prof. Dr. Cláudio Gerônimo da Silva e de MSc. Gisele Grinevicius Garbe.

Para os outros vídeos desta série, procure neste blog pelos seguintes assuntos: "Cérebro", "SNC", "Uso abusivo de drogas". Ou acesse os endereços abaixo (onde estão apenas os publicados até o dia 03/04/2011):