Monday, November 06, 2006

Organic Chemistry Portal


Montados por Alemães (mas infelizmente não sei identificar quem exatamente) este sítio é especializado em química orgânica, com destaque à síntese orgânica.

Um dos pontos mais interessantes deste sítio é a página de reações (Reactions). Possui uma lista de mais de 150 reações separadas por nomes. Todas bem explicadas. Exemplo é a reação de Sharpless mostrada abaixo (no site existe a explicação do complexo formado entre o Ti(OiPr)4 e os o hidroperóxido de t-butila e o álcool alílico).
Além disso, ainda na secção de reações existem abordagens sobre grupos protetores e ainda sobre reações em microondas. Além disso, existem outros "brinquedos", como um programinha em Java que ajuda a predizer se uma molécula tem ou não potencial para atividade como droga/farmaco (mas não acredito muito nesta ferramenta). Outra ferramenta interessante faz procura de compostos químicos disponíveis no mercado.

É realmente um portal para Síntese Orgânica. Existem várias coisas interessantes sobre o assunto por lá. Muito interessante.

No comments:

Post a Comment